• v. 69 n. 163 (1988)

    Sumário

    DESTAQUE

    • A Educação na Nova Ordem Constitucional
      Maria do Céu Jurema Garrido e Cândido Alberto Gomes

    ESTUDOS

    • Causação Ideal de uma História Possível (um Católico Comunista entre São Paulo e Karl Marx)
      Mario Alighiero Manacorda
    • Personalidade Humana e Cultura: Aplicações Educacionais da Teoria de Erik Erikson
      Neuza Zapponi Lindahl
    • O Fracasso Escolar no Ensino de 1º Grau
      Sérgio Antonio da Silva Leite
    • A Formação do Conceitode Quantidadede Movimento e sua Conservação
      Ana Maria Pessoa Carvalho
    • Transición Estructuraly Calidad de la Educación Superior en América Latina
      Germán W .Rama

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • A Universidade e sua Utopia
      Durmeval Trigueiro Mendes

    NOTAS DE PESQUISA

    • O Ensino de 1º e 2º Graus no Município de Santarém, no Estadodo Pará.
    • Escola Parque da Bahia (1947-1951)

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

    ÍNDICE DO VOLUME
  • v. 70 n. 165 (1989)

    Sumário

    ESTUDOS

    • O Novo Ensino Superior Privado no Brasil (1964-1980)
      Carlos Benedito Martins
    • Melhoria de Qualidade do Ensino: o Desafio da Formação de Professores em Serviço
      Sônia Kramer
    • Ensino de Segundo Grau e Mercado de Trabalho
      Afrânio Mendes Catani, João Pedro da Fonseca, José Carlos de Araújo Melchior e Jair Militão da Silva
    • Os Livros e a Gravidade: uma Queda pouco Didática
      Creso Franco Júnior
    • Computadores e Educação: breves Comentários sobre alguns Mitos
      Jorge Tarcísio R. Falcão
    • Educação Superior e Pesquisa Científica na Constituição de 1988
      Cláudio Souto
    SEGUNDA EDIÇÃO
    • Investigación y Políticas Educativas en América Latina; Síntesis de Reunión de Expertos
      Ernesto Schifelbein e Patricio Cariola
    NOTAS DE PESQUISA
    • AlternativasEducacionaisparaPescadores
    • Desenvolvimento de Conceitos Lógico - Matemáticos no Primeiro Grau
    • Levantamento de Estudos e Pesquisas sobre a Lei de Profissionalização do 2º Grau sob as Leis 5.692/71 e 7.044/82
    • O Cotidiano da Escola Normal e a Comunicação de um Novo Saber e um Novo Fazer Didáticos

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 70 n. 164 (1989)

    Sumário

    ESTUDOS

    • O Público e o Privado na Expansão do Ensino Supletivo em São Paulo
      Elba Siqueira de Sá Barreto
    • Institutos de Educação — uma Prática Pedagógica Inovadora?
      Dilza Cozendey Crespo, Elisabete Cristina C. da Silveira, Fátima Cunha Ferreira Pinto, Maria Helena da Silva Paes Faria e Tarcila Oliveira Aguiar
    • El Mundo de Talcott Parsons y la Educación (I) — el Pensamiento Sociológico Funcionalista y la Educación Primaria
      Carlos Alberto Torres
    • Uma Agenda para a Educação
      Genuíno Bordignon
    • A Consciência Fonológica de Crianças das Classes Populares: o Papel da Escola
      Magda Becker Soares e Cláudia Cardoso Martins

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Reforma das Secretarias Estaduais de Educação e Cultura: Dificuldades e Caminhos
      Michel Debrun
    • A Nova Lei da Educação
      Florestan Fernandes

    NOTAS DE PESQUISA

    • Anísio Teixeira: um Falso Progressista e Tributário do Liberalismo Americano ou Representante do Pensamento Radical no Brasil?
    • Concepções de Sujeito Histórico no Ensino de História: do Herói às Mentalidades

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 70 n. 166 (1989)

    Sumário

    ESTUDOS

    • Alfabetização e Linguagem Barbara Freitag
    • O Ensino Supletivo — Função Suplência —no Brasil: Indicações de uma Pesquisa Maria Clara Di Pierro Siqueira, Maria Virgínia de Freitas e SérgioHaddad
    • A Morfologia do Campus Universitário Brasileiro: as Questões Fundamentais para a sua Avaliação Jaime G. de Almeida, Ricardo L Farrete Muhdi Koosah
    • Quem Tem Boca Vai a Roma. E Quem nãoTem? (Alternativas naEducação do Surdo)
      Celina Hutzler
    • Educação Física e a Nova Lei de Diretrizes e Bases -Subsídios para Discussão
      Apolônio Abadiodo Carmo
    • El Mundo de Talcott Parsonsy y la Educación (II) — el Pensamiento Sociológico Funcionalista y la Educación Superior
      Carlos Alberto Torres

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Educação não é Privilégio AnísioTeixeira
    • NOTAS DE PESQUISA
    • Racismo e Sexismo nas Escolas
    • Conteúdos do Ensino Noturno: Compreensão do Real ou o Avesso da Realidade?
    • A Prática Pedagógica na Escola Públicade Periferia: um Estudo sobre as Possibilidades de Aprendizagem nas Séries Iniciais

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICACÕES E INFORMAÇÕES

    ÍNDICE DO VOLUME

  • v. 71 n. 167 (1990)

    Sumário

    ESTUDOS

    • Guia Preliminar de Fontes para a História da Educação Brasileira: Reconstituição de uma Experiência
      Clarice Nunes
    • Estilos de Desempenho de Professoras da Primeira Série e seus Efeitos sobre a Aprendizagem da Leitura
      Lair Levi Buarque
    • Fundamentos da Educação Física Escolar
      Carmen Lúcia Soares

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • A Escola Pública, Universal e Gratuita
      Anisío Teixeira

    NOTAS DE PESQUISAS

    • PROEM - Programas de Estudos e Pesquisas no Ensino da Matemática
      O Papel da Pesquisa na Formação do Futuro Professor
    • Curso Normal do DF - Processo de Mudança

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 71 n. 168 (1990)

    Sumário

    ESTUDOS

    • Questões da Educação Estética Maria
      Helena Silveira e Ronaldo Rosas Reis
    • A Educação Lingüística nos Anos Finais do 1º Grau: Proposta Alternativa
      Clóvis O. Gregorim
    • A Criança e a Escrita Numérica
      Zélia Maria M Higino da Silva

    NOTAS DE PESQUISA

    • O Perfil Sócio-Cultural de Alunos Trabalhadores do Ensino Noturno de セ@Grau através da Análise de seu Cotidiano
    • A Escola Pública: Desestimulo ou Desafio?

    RESENHAS CRITICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 71 n. 169 (1990)

    Sumário

    ESTUDOS

    • Alfabetização e Ed ucação Básica: ainda um Desafio
      Rose Neubauer da Silva e Yara Lúcia Espósito
    • A Questão da Creche: História de sua Construção na Cidade de São Paulo
      Maria M. Malta Campos
    • Deuda Externa y Desarrollo: lmplicaciones para el Financiamiento de la Educación en América Latina
      Fernando Reimers

    SEGUNDA EDIÇÃO

    • Mídia Constrói Perfil da Universidade Hoje Umberto Eco

    NOTAS DE PESQUISAS

    • Formação de Educadores para Trabalhar com Crianças de Zero a Seis Anos de Idade em Creches e Escolas de Educação Infantil -Proposta Fundamentada em uma Concepção Sócio-Interacionista do Desenvolvimento Humano
    • O Ensino de 2º Grau Noturno - um Estudo sobre seu Principal Protagonista: o Aluno

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 72 n. 170 (1991)

    Sumário

    ESTUDOS

    • O Ingresso no Trabalho: A Experiência de Jovens Empregados do Setor Terciário do DF
      Candido Alberto C. Gomes
    • Os Interesses Público e Privado na Educação Brasileira: Males Crônicos, Soluções Longínquas
      David N. Plank
    • Ensino Integrado: Uma Revisão Histórico-Critica do Modelo bnplantado no Ensino Superior da Área da Saúde no Brasil
      Denise Maria Gastaldo, Dagmar Estennann Meyer e Merion Campos Bordas
    • A Educação Escolar como Problema para o Movimento Marxista Interna-cional no Perlodo de 1900 a 1920 Tarso Bonilha Mazzotti

    NOTAS DE PESQUISA

    • A Autonomia Universitária e a Fonnação de Docentes para Trabalhadores
    • Alfabetização de Adultos: Em Busca de uma Proposta Político-Pedagógica
    • Atendimento Pedagógico e Psicológico ao Aluno com Problemas de Aprendizagem: Estudos de Caso Códigos Integrados e Não-Integrados no Currlculo, na Pedagogia e na
    • Avaliação: O Curso de Medicina Veterinária da UFRRJ
    • Formação do Profissional da Escola: Avaliação de um Processo lnte-rinstitucional
    • Influência da Iniciação Cientffica na Formação de Pesquisadores

    RESENHAS CRÍTICAS

    COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES

  • v. 72 n. 171 (1991)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa" e "Comunicação e informação".

  • v. 72 n. 172 (1991)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa" e "Comunicação e informação".

  • v. 73 n. 173 (1992)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Segunda Edição" e "Comunicação e informação".

  • v. 73 n. 174 (1992)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Segunda Edição" e "Comunicação e informação".

  • v. 73 n. 175 (1992)

    Implementando nossa proposta de renovação editorial, inauguramos neste número a nova seção Questão em Debate, voltada para a discussão de determinado tema ligado à área da Educação, ao longo de números sucessivos.

    Procuramos, desta forma, colocar o leitor em contato com as reflexões que se fazem em torno de temas candentes, na atualidade, a partir de uma pluralidade de enfoques, como é do perfil da revista.

    Assim, abrimos espaço para a discussão de um tema tão atual quanto controverso como é o dos paradigmas em educação, na medida em que implica uma reflexão radical não apenas sobre os fundamentos do saber educativo, mas sobre os fundamentos da própria reflexão.

    [...]

  • v. 74 n. 176 (1993)

    Em nosso número anterior, lançamos a seção Questão cm Debate, propondo à discussão o tema dos paradigmas em educação. Neste número, resgatamos a desaparecida seção Traduções, destinada à publicação de textos relevantes da literatura estrangeira que possam contribuir para a educação nacional. Assim, inauguramos a seção com o artigo "A Idéia da Universidade: Processos de Aprendizagem", de Jurgen Habermas, de referencia capital para a discussão do tema. Desta forma, o atual número compreende três novas seções: Segunda Edição, Questão em Debate e Traduções.

    [...]

  • v. 74 n. 177 (1993)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Segunda Edição", "Questão em debate", "Traduções" e "Comunicação e informação".

  • v. 74 n. 178 (1993)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Questão em debate", "Traduções" e "Comunicação e informação".

  • v. 75 n. 179-80-81 (1994)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Segunda Edição", "Questão em debate", "Traduções" e "Comunicação e informação".

  • v. 76 n. 182/183 (1995)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas", "Notas de Pesquisa", "Segunda Edição", "Traduções" e "Comunicação e informação".

  • v. 76 n. 184 (1995)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas" e "Comunicação e informação".

  • v. 77 n. 185 (1996)

    Como você deve ter percebido, os últimos números da RBEP não têm apresentado todas as seções habituais. Isto se deve ao fato de estar em processo de reestruturação a linha editorial do INEP, para atender às novas demandas decorrentes da recente mudança institucional do órgão, o que implica repensar seus produtos editoriais, visando a um novo direcionamento.

    [...]

  • v. 77 n. 186 (1996)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas" e "Comunicação e informação".

  • v. 77 n. 187 (1996)

    Estes número da RBEP dividi-se nas seguintes seções: "Estudos", "Resenhas" e "Comunicação e informação".

  • v. 78 n. 188-89-90 (1997)

    A partir do próximo número, a RBEP será apresentada com novo formato. As mudanças atingirão tanto a sua apresentação quanto o seu conteúdo. A revista sairá com um novo projeto gráfico, contemplando inclusive o uso de ilustração na abertura dos artigos. A renovação da RBEP acompanha a nova fase do INEP, iniciada no primeiro semestre de 1997, com a sua transformação em autarquia e a redefinição das suas atribuições e finalidades. Esta mudança também faz parte do esforço que estamos fazendo para fortalecer a identidade da revista com o seu público.

    [...]

  • v. 79 n. 191 (1998)

    Como terão percebido, certamente, os leitores, a partir deste número a RevistaBrasileira de Estudos Pedagógicos(RBEP) tem novas características gráficas e editoriais.As primeiras, imediatamente perceptíveis, incluem mudança no formato, na diagramaçãodos textos e na introdução de ilustrações (para citar apenas as inovações mais eviden-tes). A iniciativa teve como objetivo tornar a revista visualmente mais atraente e melhorarsua legibilidade, tornando a leitura mais fácil e agradável, sem prejuízo do conteúdo dostextos publicados. Conforme foi anunciado em nota aos leitores, publicada no númeroanterior, as ilustrações de cada edição da RBEP, a partir de agora, estarão a cargo dealunos de Belas-Artes, Desenho Industrial e Programação Visual. Os trabalhos utilizadosneste número foram elaborados por estudantes da Escola de Belas-Artes de São Paulo.

    [...]

  • v. 79 n. 192 (1998)

    A boa receptividade à nova RBEP sinaliza que as mudanças foram acertadas e necessárias. E se foram bem recebidas é porque eram aguardadas e vieram atender às expectativas e demandas informacionais de seu público (o que, aliás, foi sempre o seu intento), tanto dos leitores habituais quanto dos recém-chegados, que entraram em contato com a revista justamente a partir desta nova fase.

    Não poderia ser diferente, uma vez que as mudanças constituem uma tradição à parte na revista - juntamente com a diversidade (de enfoques, temas, autores e políti- cas) que lhe é peculiar desde os primórdios - , e isto sem abandono da coerência com os seus objetivos originais. A capacidade de renovação sempre foi um dos traços marcantes da RBEP ao longo de sua trajetória, e continua sendo, certamente, o fator determinante de sua vitalidade, e o que lhe tem garantido a permanência e um lugar distinto entre os periódicos educacionais brasileiros.

    [...]

  • v. 79 n. 193 (1998)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Avaliação, Estatística, Segunda Edição e Cibec.

  • v. 80 n. 194 (1999)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Segunda Edição, Avaliação, Estatística e Cibec.

  • v. 80 n. 195 (1999)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Avaliação, Estatística, Segunda Edição e Cibec.

  • v. 80 n. 196 (1999)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Avaliação, Estatística, Segunda Edição e Cibec.

  • v. 81 n. 197 (2000)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Avaliação, Estatística, Segunda Edição e Cibec.

  • v. 81 n. 198 (2000)

    A RBEP dividi-se nas seguintes seções: Estudos, Avaliação, Estatística, Segunda Edição e Cibec.

  • v. 81 n. 199 (2000)

    O Brasil tem vários e enormes problemas. Entre eles estão a má distribuição de renda, uma das mais iníquas do mundo, apequena geração de poupança, os parcos investimentos em áreas prioritárias e o insuficiente e inadequado direcionamen todos gastos e investimentos públicos, os quais, historicamente, nunca privilegiaram os setores de interesse social.

    Este quadro é responsável, em última instância, pela fome, miséria absoluta, crime organizado e violência, entre outrasquestões sociais que exigem solução urgente. São problemas que não deveriam existirnum país como o Brasil, dadas as suas dimensões, características geográficas e opotencial de seu contingente humano. São também problemas que não poderíamos terdeixado chegar ao patamar em que estão, dada a quase impossibilidade ou o altíssimo custo econômico para suas soluções.

    [...]

  • v. 82 n. 200-01-02 (2001)

    Este número triplo da Revista Brasileirade Estudos Pedagógicos (RBEP) procura dar continuidade ao processo de transição iniciado no número anterior, buscando atualizara periodicidade, respeitar a ordem de publicação dos artigos que já se encontravam aprovados e programados e reviver algumas seções interrompidas em outras fases.

    Tal processo de reformulação pretende retomar a identidade original desta queé a mais antiga revista científica de educação em circulação no País, agora com mais de 200 números publicados e, ao mesmo tempo, abrir novas perspectivas de análise e debate sobre a realidade educacional, incorporando temas contemporâneos erevisitando problemas históricos da educação brasileira que, ainda hoje, permanecem como desafios.

    [...]

  • v. 83 n. 203-04-05 (2002)

    Agrupamos, neste volume, três números da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos(RBEP) que correspondem ao ano de 2002, dando continuidade ao esforço do novo Comitê Editorial para a restauração de sua periodicidade.

    Este número triplo contém significativos estudos, revelando que o esforço do atualcomitê em estimular pesquisadores atuantes da área de educação a retomarem sua cola-boração com a revista já começa a mostrar resultados. Na seção "Estudos", quatro artigosocupam-se de temas relevantes de política educacional, os dois primeiros focalizando aatualidade brasileira e os dois seguintes discutindo aspectos das reformas educacionaisrecentes numa perspectiva comparada.

    [...]

  • v. 84 n. 206-07-08 (2003)

    Este é o terceiro volume consecutivo da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) que agrupa três números em uma mesma publicação, agora correspondentes ao ano de 2003, assim como foi feito em relação aos números que deveriam ter sido editados nos dois anos anteriores.

    A intenção do Comitê Editorial foi recuperar a periodicidade da revista, de forma a poder normalizar suas edições a partir do presente ano. Propositalmente, foi conservado o mesmo formato gráfico adotado desde o número 191, publicado em 1999, com apenas algumas modificações no estilo e localização das ilustrações, evitando-se mudanças muito próximas na identidade visual da revista, o que poderia prejudicar sua divulgação.

    [...]

  • v. 85 n. 209-10-11 (2004)

    Esta edição da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) publica os números209/210/211, seguindo procedimento adotado em edições anteriores visando recuperarsua periodicidade. Dessa forma, em setembro próximo, quando for publicado o próximovolume, atingiremos o objetivo proposto.

    Antes de passarmos a comentar seu conteúdo, gostaríamos de informar a reestruturaçãodo Comitê Editorial, composto agora pelos professores Cecília Irene Osowski (Unisinos),Leila de Alvarenga Mafra (PUC-MG), Maria Cecília Sanchez Teixeira (USP), Maria LauraBarbosa Franco (FCG), Tarso Bonilha Mazzotti (UFRJ), Moacir Gadotti (IPF) e por mim, acoordenadora.

    [...]

  • v. 86 n. 212 (2005)

    Os 60 anos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) impendem uma reflexãohistórica. Em primeiro lugar, diante do só feito de completarem seis décadas de publi-cações históricas, que cristalizam o mais acurado pensamento crítico e reflexivo acerca daeducação nacional, como é possível perceber a partir dos textos publicados nesta ediçãocomemorativa. Em segundo lugar, porque pensar a educação é uma exigência nacionalpremente: a sociedade brasileira não tem, ainda, a educação como pauta de discussãourgente – pelo menos não na medida necessária, como necessidade social e economica-mente incontornável, como inadiável projeto de país. Não é trivial, em tais circunstâncias,que um periódico especializado na questão educacional sobreviva, por sessenta anos, anteo emudecimento generalizado da sociedade perante a questão educacional no País.

    [...]

  • v. 86 n. 213/214 (2005)

    Com esta edição, atingimos o objetivo prioritário estabelecido pelo Comitê Editorialda RBEP de manter atualizada sua periodicidade. Programamos, ainda, a publicação detrês edições em 2006, garantindo sua circulação quadrimestral, parte de nossos esforçospara fazer com que ela assegure seu papel relevante na divulgação e promoção do debatesobre temas importantes afetos à educação.

    Aliada à garantia de regularizar a Revista, outra meta que vamos perseguir este ano é o aperfeiçoamento de sua disseminação, fazendo-a chegar no menor espaço de tempopossível a seus públicos-alvo, como as bibliotecas das instituições superiores de ensino,as coordenações dos programas de pós-graduação, as entidades dedicadas à educação, ospesquisadores, os formadores de opinião na área educacional e todos aqueles que seinteressarem em recebê-la. Para tanto, estamos atualizando o cadastro de usuários e acrescentando outros que fazem parte dos grupos acima mencionados.

    [...]

  • v. 87 n. 215 (2006)

    Não se discute o papel crucial do professor na formação dos alunos. Em países como o Brasil, marcados pela iniqüidade e injustiça social, esse papel adquire ainda maior relevância, porque depende muito da capacidade de os professores acolherem crianças e jovens com limitações impostas pelo ambiente socioeconômico em que vivem e, muitas vezes, portadores de um quadro familiar desalentador. Recuperar a auto-estima desses estudantes, apontar-lhes concretamente a possibilidade de um mundo diferente e melhor, acreditar e fazê-los acreditar que eles são tão capazes de aprender quanto aqueles mais abonados requer, além da qualificação profissional, dedicação e entrega. Nem sempre é possível obter esse retorno dos educadores que lidam diariamente com essas e outras condições adversas, sem a justa remuneração e reconhecimento social.

    [...]

  • v. 87 n. 216 (2006)

    A exigência de uma educação de qualidade tem levado ao reconhecimento porparte de formuladores de política, especialistas e gestores educacionais, assim comopor setores cada vez mais amplos da sociedade, da complexidade que envolve a ques-tão. De fato, qualidade da educação envolve várias dimensões e múltiplos atores: oEstado, o Sistema Educacional, a Escola, professores, alunos e seus pais. Além disso, éobrigatório considerar o quadro socioeconômico e cultural, já que o ato educativo esco-lar se dá em conformidade com o acúmulo de capital econômico, social e cultural dossujeitos-usuários da escola, da heterogeneidade e da pluralidade sociocultural. Tal con-texto explica em grande parte problemas como altas taxas de repetência, de distorçãoidade-série, de evasão, que trazem como conseqüência o fracasso escolar, a desvaloriza-ção social dos segmentos menos favorecidos e baixas perspectivas de um futuroprofissional valorizado pela escolarização.

    [...]

  • v. 87 n. 217 (2006)

    A universalização do acesso e cobertura no ensino fundamental, de um lado, e osresultados de desempenho revelados pelas avaliações periódicas – Saeb, Prova Brasil –aliados aos altos níveis de repetência e abandono, de outro, têm colocado na agendados formuladores de política, estudiosos e especialistas em educação a necessidadeimperiosa de adoção de políticas e ações que levem à permanência dos alunos na escolae a uma educação de melhor qualidade.

     A qualidade da educação é um fenômeno complexo envolvendo fatores e dimen-sões extra-escolares e intra-escolares como têm mostrado estudos sobre a questão, es-tando essas últimas associadas à infra-estrutura e ao processo de organização do traba-lho escolar – condições de trabalho, gestão da escola, currículo, formação docente –,assim como à análise de sistemas e unidades escolares a partir dos resultados obtidosnas avaliações externas.

    [...]

  • v. 88 n. 218 (2007)

    Este número da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) é o pri-meiro de 2007, quando o Inep inicia as comemorações de seus 70 anos. Criadopela Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937, com a missão de "realizar pesquisassobre os problemas do ensino, nos seus diferentes aspectos", as atividades sótiveram início em 30 de junho de 1938. Em muitas circunstâncias, a história doInep se confunde com a história da educação brasileira no século passado. Porele passaram alguns dos mais brilhantes pensadores e formuladores de políticaeducacional de nosso País.

    [...]

  • v. 88 n. 219 (2007)

    A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (REBP) mantém suatrajetória de acolher temas relevantes, mas nem sempre presentes emoutros periódicos, bem como o respeito à diversidade de proposições eteorias desde que os artigos tenham as qualidades acadêmicas requeridas.

    Neste número, Elisabeth Caldeira Villela examina, no primeiro artigo, asituação do professores que vivem o processo de mudança do trabalhodocente em face das condições características da atual sociedade, que inter-ferem no trabalho docente e conduzem a dúvidas e questionamentos. Lem-bra que, mesmo se constituindo questão amplamente debatida, a mudançaeducativa não é simples, pois o trabalho docente mais se intensifica quandoassume novos requisitos ligados às condições, à natureza e à organização.

    [...]

  • v. 88 n. 220 (2007)

    Trazendo a público mais um número da Revista Brasileira de Estu-dos Pedagógicos, colocamos à disposição dos nossos leitores temas rele-vantes que seguem nossa tradição de respeito à diversidade de proposi-ções e teorias.

    O trabalho pedagógico é aqui analisado sob diferentes enfoques –desde o uso da tecnologia e do processo lúdico no ensino das ciências, atéo trabalho de iniciação em um projeto de arquitetura –, deixando claroque pedagogia é ato indispensável em qualquer área de ensino. Estamoscom isso ampliando o conceito de revista pedagógica, atingindo todos osenvolvidos com o ato de educar.

    [...]

  • v. 89 n. 221 (2008)

    A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) traz, no presente número, artigos teóricos e resultados de pesquisa em diferentes campos da educação, seguindo sua tradição de revista pluritemática, a começar pela investigação da dialética socrática apresentada por Antonio Zuin, em que o autor se propõe uma análisedos diálogos socráticos a partir de Platão, estabelecendo a relação entre ironia e processo educacional/formativo, na perspectiva de revitalizaro potencial pedagógico da ironia com vista ao desenvolvimento dos educadores e dos educandos.

    [...]

  • v. 89 n. 222 (2008)

    Este número da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) marca a entrada da nova Editoria Científica em substituição ao Comitê Editorial que atuou até o número 221 e cujo mandato expirou após excelente trabalho realizado.

    A idéia de se ter uma Editoria Científica no lugar de um ComitêEditorial alia-se à intenção de fazer a RBEP avançar ainda mais emsuas características acadêmicas e diversidade de idéias, com indepen-dência, procurando-se ampliar o caminho que já vinha sendo trilhadona direção de propiciar a publicação de estudos e reflexões de ponta.Assim, caberá à Editoria Científica, conforme Portaria Inep/MEC nº61, de 25/4/2008, “definir a política editorial da Revista e a sistemáticade colaboração e de avaliação dos artigos para publicação, devendoavaliar e aprovar o conteúdo de cada número”. Para garantir estetrabalho, o artigo 3º da citada Portaria fixa que essa Editoria “seráconstituída por professores, pesquisadores e especialistas dereconhecida competência nas diversas áreas de ensino e da pesquisaeducacional”.

    [...]

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