Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Edição Atual

v. 101 n. 257 (2020)
Publicado em abril 1, 2020
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

É com alegria que iniciamos mais um ano de publicação da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), o mais antigo periódico educacional em circulação em nosso País. Tendo atravessado os mais diversos contextos sociais, políticos e econômicos, esta revista vem, há mais de 75 anos, cumprindo importante papel na socialização da produção científica sobre a educação, disseminando conhecimento nacional e internacional sobre a temática. De órgão técnico de informação do então Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, quando da tiragem do primeiro número, atualmente a RBEP é uma revista de divulgação científica aberta à pluralidade acadêmica, estando entre as mais respeitadas da área (faz parte do estrato A em Educação e Ensino na avaliação Qualis periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes), fazendo-se presente nas principais bases de indexação de periódicos e sendo distribuída tanto em formato digital quanto impresso. O trabalho da editoria científica em parceria com a editoria executiva, visando manter a revista sempre atualizada nos mais recentes padrões éticos e científicos, somado à acolhida e ao interesse crescente dos(as) pesquisadores(as), seja na condição de leitores(as), avaliadores(as) ou autores(as), são prenúncio, sem dúvida, de que outro quarto de século nos aguarda e contará com a contribuição do periódico para realizar o necessário debate educacional.

Edição completa
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Estudos

Nikoletta Agonács, João Filipe Matos
Os Cursos On-line Abertos e Massivos (Mooc) como ambientes heutagógicos
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4329
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Kleyfton Silva, Laerte Fonseca
Bases neuroeducativas do papel das ilustrações: uma proposta de análise de livro didático
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4323
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Lívia Suassuna
O ensino de análise linguística por estagiários da licenciatura em Letras
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4258
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Cristina Fioreze
A gestão das IES privadas sem fins lucrativos diante dos tensionamentos da mercantilização da educação superior e o caso das universidades comunitárias regionais: a caminho do hibridismo?
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4356
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João Barros, Márcia Campos, Denilson Teixeira, Breno Cabral
Reflexões sobre o nível de conhecimentos específicos dos estudantes de licenciatura em Educação Fisica no Enade 2014
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4374
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Matheus Monteiro Nascimento, Cláudio Cavalcanti, Fernanda Ostermann
Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4420
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António Cachapuz, Alexandre Shigunov Neto, André Silva
Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4377
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Fabiane Teixeira, Juliano Souza, Caroline Broch, Ieda Barbosa-Rinaldi
Entre pesquisa e docência: notas sobre o projeto formativo stricto sensu em Educação Física
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4185
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Ademir Santos, Renato Custódio
A serviço da Medicina: origem da disciplina de Química no Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra (1771)
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4309
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Luiza Olivia Ramos, Rosilda Ferreira
Sobre uma práxis interdisciplinar: aproximações e proposições conceituais
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4353
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Eliane Dominico, Aliandra Cristina Lira, Heloisa Saito, Solange Yaegashi
Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos
https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4272
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